Psicofármacos / Antidepressivo
Voltar | Ver bula |
Pamelor

O que é ?
O princípio ativo do pamelor é a nortriptilina, um antidepressivo tricíclico, um dos primeiros grupos e portanto dos mais antigos e estudados tipos de antidepressivo.

Como é usado ?
A apresentação em cápsulas impede o fracionamento da dose, o que não é necessário pois existem diversas apresentações 10, 25, 50 e 75mg. A dose média recomentada são 150mg/dia. É preferível que a sode seja distribuída ao longo do dia sendo a maior parte concentrada a noite, por exemplo: 1/4 da dose pela manhã, 1/4 a tarde e 1/2 a noite, assim os efeitos colaterais deverão incomodar menos pois se manifestarão com mais intensidade enquanto o paciente estiver dormindo. Para abrandar os efeitos colaterais a dose deve ser elevada lentamente e ao fim do tratamento retirada lentamente também, com alguns dias de intervalo entre uma e outra redução. Em geral o médico retira aproximadamente 25% da dose a cada redução.

Para quê serve ?
Suas principais indicações são para tratar depressão, sendo que dos tricíclicos este é o mais recomendável para os idosos. Possui ainda boa eficácia para bloquear as crises de pânico, para inibir a enurese noturna (crianças que urinam enquanto dormem depois de já terem adquirido controle).

Principais efeitos colaterais
A principal limitação dessa medicação está nos efeitos colaterais que muitas vezes não são tolerados pelos pacientes.

  1. Secura da boca, que deve ser contornada com pequenos e frequentes goles de água. Deve-se evitar gomas de mascas açucaradas. Recomenda-se uma revisão dentária a cada 3 meses.
  2. Prisão de ventre que pode ser controlada com um dieta  rica em fibras como farelo de trigo que não engorda e facilita o trânsito intestinal, laranjas com bagaço também são muito úteis e saudáveis.
  3. Aumento do apetite e consequentemente do peso. Pessoas com tendência a engordar devem estar a tentas para essa questão
  4. Visão embaçada, este é um problema que deve ser contornado diminuindo a dose da medicação, não está indicado o uso de colírios
  5. A inibição do desejo sexual é proporcional a dose.
  6. Efeitos genéricos como dores de cabeça, tonteiras, zumbidos, queda da pressão arterial ao levantar-se e mesmo alterações do rítmo cardíaco em pessoas com problemas prévios podem acontecer.

    Todos esses problemas somem quando a medicação é suspensa e geralmente melhoram quando a dose é reduzida.

Considerações importantes
Esta medicação não deve ser usada nas seguintes situações: pacientes com glaucoma de ângulo fechado, durante o primeiro trimestre de gestação ou durante a amamentação, alergia aos antidepressivos tricíclicos. Situações que exigem cuidados especiais são pacientes com arritmias cardíacas, com hipertireoidismo, com insuficiência do fígado, em uso de tranilcipromina ou outros inibidores irreversíveis da MAO, pacientes epiléticos.

Última Atualização: 24-07-2005
Ref. Bibliograf.:

Psychopharmacology The Third Generation of Progress 3º Ed 1987
Herbert Y Meltzer