Psicofármacos / Antidepressivo

Voltar |
Roxetin

O que é ?
O roxetin é a paroxetina, um antidepressivo inibidor da recaptação da serotonina.

Principais efeitos
O roxetin está indicado para tratar depressão, fobia socialtranstorno obsessivo-compulsivo e transtorno do pânico. É uma medicação segura com baixa incidência de efeitos colaterais. Quando comparada a algum dos antidepressivos tricíclicos muito menos pacientes abandonaram o tratamento devido a efeitos indesejáveis com o roxetin do que com algum antidepressivo do grupo dos tricíclicos. Os efeitos indesejáveis mais comuns encontrados foram: insônia, náuseas e vômitos, azia (ardência na altura do esôfago ou estômago), falta de apetite, tonteiras, zumbidos, dores de cabeça, retardo da ejaculação, aumento da sudorese, secura da boca, tremores.
A dose recomendada é de 20mg/dia podendo chagar a 60mg.

Principais efeitos colaterais
Menos de 10% dos pacientes são acometidos por dores de cabeça, tonteiras, insônia ou sonolência, enjôo, retardo da ejaculação, prisão de ventre ou diarréia, fraqueza muscular

Considerações importantes
As precauções que se deve ter são as seguintes: não tomar sob nenhuma circunstância a tranilcipromina ou equivalente dentro de um período de 2 semanas depois de suspenso o roxetin. Apesar de não haver indícios de má formação sobre fetos; é mais recomendável evitá-la durante a gestação.

Última Atualização: 29-09-2005
Ref. Bibliograf.:
Drug Rev. 2001 Spring;7(1):25-47.
Paroxetine: a review.
Bourin M.