VALPAKINE (Sanofi-Synthelabo).

Composição
Valproato de sódio.

Indicações
Epilepsias generalizadas primárias (grande e pequeno mal e crises mioclônicas), parciais (simples ou complexas), generalizadas secundárias (West, Lennox-Gastaut) e formas mistas. Convulsões febris na criança e distúrbios do comportamento ligados à epilepsia. O valproato de sódio age possivelmente através do aumento dos níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA), estimulando os circuitos inibitórios. A biodisponibilidade do valproato por via oral é quase total. Sua meia-vida é de 15 a 17 horas, e a concentração plasmática de equilíbrio é alcançada em 3 a 4 dias. Doses eficazes geralmente correspondem a concentrações plasmáticas entre 40 e 100 mg/litro. O valproato não tem efeito indutor enzimático.

Contra-indicações
Contra-indicado em hepatite aguda ou crônica, antecedentes familiares de hepatite medicamentosa grave, hipersensibilidade ao valproato ou ao ácido valpróico. Fazer testes de função hepática periodicamente durante os primeiros 6 meses de tratamento, especialmente dosagem de proteínas e tempo de protrombina. Controle hematológico antes do tratamento, antes de cirurgia e em casos de hematoma ou hemorragia espontâneos. Risco de malformações fetais. Interações medicamentosas com neurolépticos, antidepressivos, outros antiepilépticos e derivados salicilados.

Reações adversas
Distúrbios da função hepática de graus variados dependendo da sensibilidade individual, principalmente abaixo dos 3 anos. Distúrbios digestivos, estados confusionais, aumento de peso corporal, distúrbios menstruais, trombocitopenia e aumento do tempo de sangramento.

Posologia
Lactentes e crianças: 30 mg/kg/dia. Adolescentes e adultos: 20 a 30 mg/kg/dia. A dose diária total pode ser dividida em 2 a 3 tomadas. A dose ideal deve ser atingida em etapas no espaço de 1 a 2 semanas. A solução oral pode ser misturada a água não-gasosa e suco de frutas.

Apresentações
Frasco com 40 comprimidos revestidos de 200 mg ou 500 mg; frasco com 40 ml de solução oral a 200 mg/ml.