Psicofármacos / Ansiolíticos
Voltar | Ver bula |
Psicosedin

O que é ?
O princípio ativo do psicosedin é o clordiazepóxido, um tranqüilizante do grupo dos benzodiazepínicos. Este foi o primeiro benzodiazepínico a ser sintetizado no ano de 1959, abrindo as portas para os demais hoje existentes.

Modo de uso
o clórdiazepóxido é absorvido melhor via oral do que através de injeção intra-muscular, assim como o diazepam. Por isso quando se deseja rapidez de ação desta medicação ela deve ser administrada pela boca. A dose recomendada varia de 10 a 150mg por dia dependendo da reação de cada pessoa e a eficácia obtida. O clordiazepóxido é a medicação de primeira linha para a interrupção do abuso de álcool. Como não se pode simplesmente interromper o uso contínuo de álcool o clordiazepóxido é uma ótima escolha para a substituição do álcool. A interrupção do álcool sem nenhum suporte farmacológico pode trazer mais problemas do que a continuidade do abuso de álcool. Para quem está em processo de interrupção do alcoolismo recomenda-se 25mg inicialmente e a cada duas horas enquanto o paciente estiver acordado, interrompendo sua administração quanto ele dorme. A medicação deve ser mantida pelo tempo que for necessário até que se constate o término do período de abstinência alcoólica.

Efeitos colaterais
Esta medicação possui poucos efeitos colaterais e esses poucos costumam ser bem tolerados e inofensivos. Os mais comuns são sonolência, fraqueza, tonteiras, incoordenação motora, cansaço.

Última Atualização: 24-07-2005
Ref. Bibliograf.:
Psicofármacos 2º Ed 2000
Aristides Volpato