Textos
Drogas / Cocaína
Voltar | cocaína | personalidade patológica


Transtorno de Personalidade e Dependência de Cocaína

Têm se verificado que entre os dependentes de cocaína há uma elevada incidência de transtornos de personalidade. Aproximadamente dois terços dos dependentes apresentam alterações da personalidade, mas apesar disso não há muitos estudos na área. Talvez parte desta negligência seja devida à dificuldade em separar os sintomas destes dois problemas crônicos: o distúrbio de personalidade e o abuso de substâncias. Muitas vezes os sintomas se superpõem ou coincidem, dificultando o diagnóstico da comorbidade.
A finalidade deste estudo é verificar as taxas de T. de personalidade entre os dependentes de cocaína.
Métodos - Foram escolhidos 47 pacientes de um outro estudo para tratamento de dependência à cocaína com carbamazepina x placebo. Os critérios de exclusão dos pacientes deste estudo foram: dependência a outras drogas, uso de medicações psicotrópicas, história de psicose, condições clínicas gerais instáveis. O estudo durou 12 semanas e os entrevistadores desconheciam o diagnóstico dos pacientes (duplo-cego). O diagnóstico foi realizado com questionários padronizados no início do estudo (quando estavam abandonando a cocaína e iniciando um tratamento) e ao final das doze semanas de tratamento para dependência. .
Resultados - Houve grande incidência de mais de um tipo de T. de personalidade diagnosticado na mesma pessoa, como, aliás, era esperado. 68,1% dos pacientes preencheram critérios de T. de personalidade para pelo menos uma personalidade patológica no início do estudo. Ao final das doze semanas o número de pacientes com algum T. de personalidade caiu para 51,1%. Ao final do estudo 46,8% mantiveram os mesmos diagnósticos: 12,8% acrescentaram novos diagnósticos e 36,2% tiveram menos diagnóstico de T. de personalidade. Os tipos de personalidade patológica mais encontrados foram: borderline, paranóide e anti-social.
Conclusão - aapesar dos distúrbios de personalidade serem freqüentemente diagnosticados entre os dependentes de cocaína, aparentemente ocorrem mudanças nesses diagnósticos com o tratamento da dependência. Mais estudos são necessários para aprofundar o conhecimento desses achados.

Última Atualização 28-10-2004
Referência Biblio.:
Am J Addict 1998; 7:1-6
Diagnosis of Personality Disorders in Cocaine-Dependent Individuals
Susan C. Sonne