Textos
Infância / Autismo
Voltar | autismo |

Tratamento do Autismo

Nos últimos anos diferentes tratamentos, formas e filosofias de abordagem surgiram desde que o autismo foi descrito pela primeira vez em 1943. Este trabalho faz uma revisão bibliográfica do assunto
Discussão - As abordagens educacionais atualmente realizadas têm a finalidade de melhorar o desempenho, habilidades individuais e desenvolver a adaptação dessas crianças ao ambiente. Para isso diferentes procedimentos são adotados, como terapia cognitivo-comportamental, reeducação dos pais quanto a aceitação dos déficits da criança, terapias de diálogo e linguagem, terapia ocupacional, treinamento social etc. Uma variedade de programas residenciais permitem que os autistas vivam em comunidades. Medicações psicoativas e terapias podem ser combinadas para contribuir no tratamento quando necessário.
Conclusão - Apesar da dificuldade de avaliação dos benefícios individuais de cada tipo de tratamento, os resultados finais têm sido bastante satisfatórios. Contudo, esses pacientes devem ser periodicamente reavaliados para possíveis correções na direção do tratamento ao longo do tempo, conforme a necessidade de cada um.

Última Atualização 8-10-2004
Referência Biblio.
:
J Am Acad Child Adolesc Psychiatry 35: 134-143; 1996
Treatment of Autistic Disorder