Textos
Psicoses / Transtornos Psicóticos
Voltar | esquizofrenia | psicoses | clopazina |


Efeito da clopazina sobre os Sintomas Positivos e Negativos

IntroduçãoA eficácia da clopazina para sintomas positivos e negativos na esquizofrenia tem sido examinada em vários trabalhos. Inicialmente não foi detectada nenhuma superioridade da clopazina em relação aos neurolépticos convencionais. Estudos randomizados duplo-cegos constataram posteriormente uma superioridade da clopazina quanto aos sintomas positivos nos pacientes que não melhoravam com o tratamento convencional. Sob este aspecto não restam mais dúvidas. Por outro lado ainda não se pode afirmar com certeza que a clopazina seja superior também na atuação sobre os sintomas negativos da esquizofrenia. Talvez as observações iniciais sobre melhora dos sintomas positivos tenham sido "contaminadas" por outras variáveis. A melhora dos sintomas negativos ocorreram quando os sintomas positivos também melhoraram, quando os sintomas depressivos ou os efeitos extra-piramidais cederam. Portanto ainda não se observou uma melhora específica, isolada dos sintomas negativos dos pacientes esquizofrênicos em tratamento com a clopazina, sem que outras funções também melhorassem.
O presente estudo tem a finalidade de medir a eficácia da clopazina quanto aos sintomas negativos e quanto à eficácia de longo prazo.
Métodos - Após um período de seleção de 10 semanas, 64 pacientes esquizofrênicos foram acompanhados durante um ano sob o esquema duplo-cego com
haloperidol 10 a 30mg/dia ou clopazina 200a 600mg/dia. Os principais motivos de interrupção ocorridos nas 10 semanas preliminares do tratamento foram os seguintes: para os pacientes do grupo da clopazina, a não aderência ao tratamento, um caso de baixa da contagem de glóbulos brancos e convulsões.
Para os pacientes do grupo com haloperidol: desistência de participação do estudo, agudização dos sintomas psicóticos. A avaliação clínica foi feita com escalas padronizadas.
Resultados - A clopazina foi superior no controle dos sintomas positivos dos esquizofrênicos em relação ao haloperidol. Esta superioridade foi observada no acompanhamento de 10 semanas e principalmente ao longo de um ano de observação. Não foi observada nenhuma superioridade da clopazina em relação ao haloperidol quanto ao controle dos sintomas negativos.

Conclusão
A clopazina é superior ao haloperidol para o controle dos sintomas psicóticos positivos, em pacientes que apresentaram apenas uma resposta parcial ao tratamento. Não há nenhuma eficácia especial quanto ao controle dos sintomas negativos.
Sintomas positivos são aqueles cuja manifestação é anormal e acrescentada às funções mentais normais. Exemplo de sintomas produtivos: delírios, alucinações, agitação, taquilalia.
Sintomas negativos são aqueles cuja manifestação subtrai ao comportamento normal o mínimo esperado. Exemplo: apatia, negativismo, mutismo, anedonia
Última Atualização: 14-10-2004
Referências Biblio.:
Am J Psychiatry 1998; 155: 1521-1528
Efeito da Clozapina sobre os Sintomas Positivos e Negativos